Destaques Responsabilidade Social Sem categoria Voluntariado

Em Santana, empregada doméstica dá aulas gratuitas de flauta para crianças de baixa renda

Por Joyce Batista

Há cerca de dois anos, o pátio da casa de Ivanilda Leal, no município de Santana, se transforma em uma sala de aula para abrigar os “Amigos da Flauta Doce” – cerca de 37 crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos de idade. Ela e as suas irmãs, Ivana e Ivanilce Leal, promovem o aprendizado da música, e com ele, ajudam a proteger a infância e a juventude de seus alunos de problemas sociais, como a violência e as drogas.

 As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira, pela manhã e tarde, por Ivana e um de seus sobrinhos. O projeto alcança os moradores do bairro Fonte Nova e adjacências. Além disso, a iniciativa também abriga a banda de música Frei Mil Dias, formada pelos alunos de flauta doce, em homenagem ao Frei Jamilson, ex- pároco da igreja São Pio, líder religioso que incentivou o projeto. O grupo se apresenta em diversos eventos de Santana.

“Nosso bairro é um pouco violento e a gente mantém nossas crianças longe disso, ocupadas com a música para eles não fazerem coisa errada na vida. E tem sido muito gratificante ver eles tocando. É o meu maior orgulho! Muitos deles também já melhoraram na escola e no comportamento em geral”, afirmou Ivana, entusiasmada.

Apesar do importante trabalho na comunidade, o projeto sempre enfrentou dificuldades financeiras e estruturais. Para vencer essas barreiras, além de trabalhar como empregada doméstica, Ivana vende chopp de frutas para pagar a impressão das partituras das músicas usadas. Ainda assim, lhes faltam as estantes para apoiar o material para leitura durante a execução; sem eles, a desenvoltura musical das crianças fica comprometida.

Por isso, as irmãs Leal pedem doações para que as aulas sejam feitas com uma estrutura melhor. A iniciativa também é aberta à toda e qualquer ajuda

“O nosso projeto precisa de muitas coisas, mas nossa prioridade agora são as estantes para partituras. É muito ruim para as crianças tocarem sem elas, pois é preciso se guiar com o papel apoiado nas coxas ou em cadeiras. Se cada pessoa puder doar um pouco que seja, já ajuda muito”, pede Ivana.

 

O Projeto Social “Amigos da Flauta Doce” está esperando pela sua ajuda. Vem ver que lindos são esses pequenos músicos! 

 

 

Contato

Telefone: (96) 99102-9415/99163-2626/98402-6692

Endereço: Rua João Leite Coutinho, esq/ com a Avenida José de Anchieta, 705 – bairro Fonte Nova, Santana

Facebook: https://www.facebook.com/pg/Amigos-da-Flauta-Doce-873544442852086/about/?ref=page_internal

Marcelle Nunes

Jornalista, amapaense, irmãe, sagitariana com ascendente em gêmeos e - talvez por isso - naturalmente faladeira.

Adicionar Comentário

clique aqui para adicionar comentário

error: Conteúdo Protegido!!