Inspiração

Em Santana, vendedor de água investe em sonho de ser palestrante     

 

Por Joyce Batista

Sonhando em ser protagonista de uma das histórias inspiradoras do mundo empreendedor, Fernando dos Santos Castro, 39 anos, decidiu que após quebrar financeiramente por três vezes, era hora de começar a ser seu próprio chefe. Hoje, ele já consegue sustentar a família com a venda de água nas ruas de Santana e, inclusive, investir na futura carreira de empresário e palestrante.

As vendas que acontecem em frente ao campus do Instituto Federal do Amapá (IFAP), iniciaram há cerca de dois meses e meio com um pequeno empréstimo da mãe para a compra de cuba de isopor, algumas garrafas de água, gelo, chapéu para se proteger do sol e o conserto de uma bicicleta que estava com defeito. Já a preparação começou bem antes, com aprendizados sobre marketing e empreendedorismo, em cursos realizados gratuitamente pela internet.

A ideia da venda de água nas ruas veio após um período de desemprego e diversas frustações na área comercial. Antes de se arriscar nas vendas, Fernando era professor de educação infantil, área em que ele se formou há mais de 10 anos, mas que o frustrou pela desvalorização da profissão. Segundo Fernando, a mudança na forma de ver o mundo foi o pontapé para a realização do sonho de ser seu próprio chefe.

“Eu já tinha quebrado três vezes com minhas antigas vendas e com a minha idade, o mercado de trabalho já começa a me rejeitar. Eu me vi nessa situação e percebi que eu precisava mudar e foi exatamente o que eu fiz, mudei minha forma de pensar e agir com o que aprendi na área empreendedora. Então, além de gerar minha própria renda, eu quis mostrar que mesmo no fundo do poço, as pessoas podem encontrar uma saída honesta de ganhar dinheiro, mesmo na crise”, contou.

Fernando não revela valores, mas diz que além de ter renda para manter seu próprio negócio, já consegue prover o sustento de sua esposa e filho, além de guardar dinheiro para se capacitar na área em que está atuando. O sucesso pessoal, a determinação e a positividade são expressos em cartazes e publicações nas redes sociais; e é justamente isso que o mais novo empreendedor almeja: ser um destaque positivo na vida das pessoas, usando a sua experiência como aprendizado.

Futuramente, Fernando quer ofertar cursos e palestras sobre empreendedorismo e sucesso profissional. Já em dezembro, ele pretende viajar à São Paulo para se capacitar em um curso de três semanas sobre a área dos negócios. São necessários R$ 7 mil para a o curso e as despesas da viagem, que ele garante que conseguirá com a venda de água.

“O meu sonho é ser um gerador de emprego e no futuro ter sucesso porque eu quero ser a pessoa que vai motivar as outras com a minha experiência. É possível começar ou recomeçar do zero Eu sou apaixonado pelo empreendedorismo e eu quero ensinar isso para as pessoas, mas a melhor forma de ensinar, é fazendo e se capacitando”, disse.

Marcelle Nunes

Jornalista, amapaense, irmãe, sagitariana com ascendente em gêmeos e - talvez por isso - naturalmente faladeira.

Adicionar Comentário

clique aqui para adicionar comentário

error: Conteúdo Protegido!!