Esporte Inspiração

Amapaense cria taco com material reciclado para popularizar hóquei sobre grama  

Por Joyce Batista

No Amapá, um jovem sonhador decidiu apostar no futuro de crianças e adolescentes na prática do hóquei sobre grama, modalidade olímpica ainda pouco praticada no país. Com um toque de criatividade e solidariedade, o projeto social “Tacada Certa” tem usado a reciclagem para fomentar o esporte, revelar talentos e dar uma nova perspectiva de vida para a população em vulnerabilidade social.

O projeto nasceu em setembro de 2018, fruto de um desejo de Danilo Leandro de Souza Dobodato, mais conhecido como Danilo Yeshua, em ver mais amapaenses disputando os jogos olímpicos. Até o momento, o estado foi representado apenas duas vezes na competição mundial: Em 2004, pelo nadador Jader Souza; e em 2016, pelo atleta do taekwondo, Venilton Teixeira.

A escolha do hóquei sobre grama também se deu pela raridade com que é praticada no Brasil, presente em apenas cinco estados das regiões sul e sudeste, devido ao alto custo de seus materiais. Mesmo sem ser um atleta e com poucos recursos, Danilo não desistiu de sua ideia e foi em busca de capacitação, além de reciclar bolas de plástico e desenvolver uma técnica própria para confeccionar os tacos com papelão.

“Quando eu quis começar o projeto, eu também não tinha condições financeiras para comprar os equipamentos e começar os treinos. Então, eu apelei para a reciclagem, minha única alternativa era confeccionar artesanalmente os equipamentos”, contou o idealizador de 32 anos.

Apesar do esporte ser sobre grama, a maioria dos treinos são adaptados para quadras esportivas em concreto, por falta de espaço adequado. As primeiras aulas ocorreram com estudantes e comunidade da escola Amazonas, em Santana. Com a ajuda de voluntários e parceiros, os treinos se expandiram para as escolas José Bonifácio, no Quilombo do Curiaú, em Macapá, e também na Murilo Braga, em Mazagão. Recentemente, a Arena Tabajara Soccer, no Distrito do Coração, e a escola São Paulo, ambas em Santana, também passaram a sediar a iniciativa. Atualmente, a iniciativa alcança cerca de 900 pessoas.

O “Tacada Certa” foi tão inovador que chamou a atenção da Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG), que já realizou duas visitas ao Amapá para conhecer de perto o projeto e ajudar no fomento do esporte.

Idealizador do projeto Danilo Yeshua (de cinza) e técnico da seleção Cláudio Rocha (de azul)

Segundo o técnico da seleção masculina da modalidade, Cláudio Rocha, os amapaenses têm grandes chances de participar de futuras competições. “Nós achamos incrível a ideia do Danilo em ensinar o esporte praticamente do nada e que agora já está começando a formar uma nova geração do hóquei sobre grama. Com certeza, a gente deve revelar alguém daqui do estado para uma equipe sub-18, que é quando começa as competições”, afirmou Rocha, acrescentando que o estado ganhará uma federação esportiva da modalidade a partir dos próximos meses.

Se depender da força de vontade de Danilo Yeshua, esse sucesso do esporte em solo amapaense já é garantido. “Nós temos uma visão ampla, de que nossas crianças e adolescentes podem seguir uma carreira dentro do esporte. São crianças que hoje passam a sonhar em querer ser um atleta e ter um futuro diferente. Para mim, é uma realização pessoal muito grande, pois estamos transformando vidas e sonhos. Eu vejo que a sociedade está mudando através do nosso projeto; então, vamos continuar ampliando o nosso trabalho”, diz.

Como funciona

As aulas do projeto “Tacada Certa” acontecem todos os sábados, das 14h às 16h e atendem os alunos das referidas instituições de ensino e a comunidade desses locais. Os professores, até o momento, são um atleta alemão que veio morar no Amapá, alguns educadores físicos e um militar.

Para começar a treinar, basta realizar um cadastro junto ao projeto e ter a autorização dos pais. Escolas e outras instituições que também desejam sediar a iniciativa podem solicitar uma reunião para tratar do assunto. A iniciativa também está aberta ao voluntariado de professores para o ensino do desporto.

Para mais informações, basta entrar em contato através do telefone: (96) 99156-8356 ou da página oficial do projeto no Facebook (facebook.com/Projeto-Social-Tacada-Certa-2355606611126371/).

Hóquei sobre grama

O esporte consiste em uma disputa entre duas equipes de 11 jogadores em uma quadra marcada com um semicírculo em cada “área de chute”. O objetivo do jogo é marcar o maior número de gols possíveis, conduzindo a bola por intermédio de um taco (sticks). Cada partida é dividida em quatro partes de 15 minutos, com 15 minutos de intervalo ao meio-tempo.

Marcelle Nunes

Jornalista, amapaense, irmãe, sagitariana com ascendente em gêmeos e - talvez por isso - naturalmente faladeira.

Adicionar Comentário

clique aqui para adicionar comentário

error: Conteúdo Protegido!!