Animais Voluntariado

Universitários constroem comedouros para cachorros que moram na Unifap

Por Joyce Batista

Veteranos e calouros do curso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá (Unifap) resolveram inovar na realização do tradicional trote universitário, deixando as brincadeiras e pequenas humilhações de lado. Durante a chegada dos novos alunos do curso de graduação, seis comedouros foram construídos e espalhados pelo campus Marco Zero para alimentar dezenas de cachorros que lá vivem.

Quem frequenta a Unifap sabe que os animais são alimentados e tratados de forma carinhosa pela comunidade acadêmica, mas até o momento, nenhuma atividade havia sido voltada para o benefício deles.

“Em uma conversa no grupo da atlética do curso, um amigo nosso que sempre traz ração falou que seria uma boa ideia e nós da Turma 2018 decidimos fazer isso na semana com nossos calouros. Como o nosso curso não possui a tradição de fazer trote e sempre encontramos muitos animais pela universidade, achamos uma ideia interessante usar isso como uma espécie de ‘trote solidário’”, afirmou Evelin Cristine de Oliveira Nunes, estudante de 19 anos.

Os estudantes aprenderam a confeccionar os comedouros em um vídeo do YouTube e fizeram uma “vaquinha” para comprar os canos de PVC. Já as ferramentas utilizadas na construção foram trazidas de casa. O custo total dos recipientes foi cerca de R$ 180.

Segundo os alunos, a iniciativa é importante para conscientizar e incentivar práticas que visam o cuidado e o não abandono de animais em situações de rua. Por isso, eles esperam que atitudes como as que eles tiveram na semana do calouro sejam cada vez mais comuns.

“Depois dessa iniciativa pretendemos continuar incentivando as pessoas do curso e da universidade também com esse tipo de coisa”, disse Evelin.

Quer ajudar?

Os interessados na ideia podem colaborar reabastecendo os comedouros espelhados pela universidade sempre que possível.

error: Conteúdo Protegido!!